Sucesso nos negócios: 4 dicas para prosperar a partir do marketing.

 

 

Sucesso nos negócios é uma missão que todo empreendedor deseja cumprir.

São incertezas, questionamentos internos e externos, e a quantidade de páginas falando sobre o assunto que você encontra em uma pesquisa não para de crescer.

Mas, direciono este texto para você que já está empreendendo, e talvez até faça toda a comunicação e marketing por conta própria.

 

Afinal, nem sempre dá para pagar por este tipo de serviço, e não é por falta de ferramenta gratuita que você não pode cuidar do marketing do seu negócio [embora o ideal seja estar focado em melhorar constantemente seu produto ou serviço].

Tem um macete bem simples para você revolucionar a forma da sua empresa se comunicar, dividida em 4 etapas:

  • Cor;
  • Design;
  • Tipografia;
  • Tom de voz / linguagem.

 

Sucesso nos negócios: quatro formas para destacar-se

Crie unidade de comunicação na sua marca / empresa / negócio com cor!

Pegue as cores da sua marca, ou um conjunto de cores que você considera relevantes para o seu público, e aplique-as com tonalidades similares. Ou repita as cores de maneira planejada, exemplo: separando os posts de cada dia da semana, criando categorias, etc.

 

Desta forma, você vai seguir se fixando na mente do seus públicos de maneira inconsciente. Com certeza você lembra de uma marca só de pensar em vermelho, laranja, amarelo e azul… f­­aça com que cada vez mais pessoas comecem a pensar na sua também!

 

clica na imagem pra ver o perfil (e seguir!)

 

Por exemplo, lá no meu insta utilizo tonalidades de laranja e roxo e, quando é para destacar pontualmente um assunto, separo uma outra cor. Só dar uma passeada lá pra ver!

 

 

Design: acessivel para todos, unidade de sucesso

Utilizar o design para conseguir melhorar a comunicação do seu negócio é bem simples:

  • escolha um lugar para posicionar sempre a sua marca, nas imagens que você posta;

  • escolha 1, no máximo 3, tipos de letra (fonte) para comunicar informações de texto;

  • não esqueça também de padronizar, seja com as cores da sua marca, ou com uma cor complementar, as informações que você está passando.

  • repita esta mesma associação no seu site, ponto de venda (fisico ou online), e sempre que possível, nos stories e status também.

  • PRONTO! Sua empresa já começou a trabalhar com design.

 

Quer fazer ainda melhor? Terceirize este serviço. Custa menos do que você imagina e o retorno é impar. Vamos conversar 😉

 

 

O marketing da sua marca vai inovar com tipografia.

Tipografia é o ar­ranjo ou estilo da composição tipográfica (as fontes / letras digitais ou caligráficas) numa determinada publicação.

Numa linguagem mais simples, é o ofício de criar todas as fontes que você tem no seu computador ou vê na internet.

E com centenas de milhares de opções, é fácil ter uma letra para chamar “de sua”, da sua marca, do seu negócio.

 

1) existem as opções que já vem com o seu computador;

2) existem MUITAS de opções online, nos sites fonts.google.com / dafont.com / e fontsquirrel.com, entre vários outros sites.

3) para ficar mais rico visualmente, trabalhe com no máximo 3 tipos diferentes em cada postagem.

4) outros recursos criativos são: usar uma fonte com tamanho e ou peso [negrito, itálico] diferentes, usar uma com “perninhas” [tipo a times new roman] e outra “lisinha” [como a arial, roboto, segoe].

5) FEITO! Já vai começar a trabalhar muito melhor que a concorrência.

 

Sucesso nos negócios é falar com clareza: use tom de voz para alcançar as pessoas certas.

Tom de voz, ou linguagem é escolher um estilo para escrever sobre a sua empresa, produtos e serviços.

Não importa se mais formal, cheio de girias ou todo virado nas hashtags e memes. O importante é que, essa forma de falar seja a cara do que você está vendendo, e do público que deseja alcançar.

Por isso, Use e abuse dos estilos de escrita nas postagens e respostas aos clientes, e não esqueça de repeti-la em todos os locais onde pode se comunicar: e-mails, sites, gravações telefônicas, vídeos, enfim… todos os pontos de contato precisam ter a mesma linguagem.

E essa linguagem fará com que sua marca, produto ou serviço seja compreendido. E comprado.

A identificação será mais clara, o relacionamento será mais próximo, o cliente terá uma experiencia mais divertida, e os resultados virão. Treine, refine, e coloque no ar sempre a sua melhor versão!

 

Conclusão

Sucesso nos negócios dependem de muitas variáveis. As que você não pode controlar, não valem sua preocupação.

Já as que você pode, merecem sua atenção e seu esforço integrais.

Aqui, citei 4, relacionadas ao marketing, que são simples e rápidas de resolver, para transformar a forma como tudo que é seu está exposto.

E são apenas um pedaço do que constitui o que o mercado chama de branding (gestão de marcas), ferramenta essencial para construir um entorno forte e inteligente para seus produtos e serviços.

Ganhar mais dinheiro, ter mais clientes, construir fidelidade, para tudo isso há uma carga de esforço e um sem-número de ferramentas, programas, fórmulas, soluções. É de item simples em item simples que as dificuldades são superadas. É testando, acertando e errando, que você vai chegar mais próximo do sucesso que deseja.

 

comentários